O álbum de estreia “Gish”, do The Smashing Pumpkins, ganhará uma reedição especial em vinil para celebrar seus 35 anos. O lançamento está marcado para 29 de maio e incluirá múltiplas variantes de cores.
A nova edição será apresentada na embalagem original de 1991. Uma versão limitada, disponível na Madame ZuZu’s de Billy Corgan e em lojas de discos independentes, virá em vinil cinza de 180 gramas com salpicos rosa e roxos, remetendo à arte da capa. Uma versão padrão em vinil preto de 180 gramas também estará disponível. Ambas as edições já estão em pré-venda.
Gravado com o produtor Butch Vig no Smart Studios, em Madison, “Gish” marcou o início da trajetória do The Smashing Pumpkins. O disco apresenta a mistura de rock clássico, pop, metal e shoegaze da banda, com transições entre texturas sonhadoras e riffs de guitarra, acompanhados pelos vocais de Corgan. O álbum inclui faixas como “Siva”, “I Am One” e “Rhinoceros”, além de “Snail”, “Daydream” e “Bury Me”.
Descrito por Corgan como “um álbum sobre ascensão espiritual”, “Gish” impulsionou a banda ao estrelato do rock. O trabalho tem sido elogiado em retrospectivas e apareceu em listas de “melhores álbuns grunge” de publicações como Rolling Stone e Pitchfork.





