Babyshambles apresentou seu primeiro single em 12 anos, “Dandy Hooligan”, antecipando a turnê de reunião que começa na próxima semana no Reino Unido.
A faixa, descrita por Pete Doherty como um “reggae-ska-pop elegante”, foi escrita em homenagem ao militante antifascista Bob Morris, amigo de longa data da banda. Ele protagoniza o videoclipe filmado por Roger Sargent nas ruas de Soho.
Gravado neste mês em estúdios da Normandia e de Manchester, o single conta com produção de Mike Moore (conhecido pelos trabalhos com Baxter Dury) e mixagem de Ross Orton, que já colaborou com Arctic Monkeys, M.I.A. e The Fall.
Em entrevista recente à NME, Doherty adiantou que novas composições podem surgir durante a turnê: “Quando estivermos juntos em estúdio, vamos testar algumas ideias”. O cantor afirmou que o reencontro só se tornou viável depois que ele e o guitarrista Mick Whitnall mantiveram sobriedade por vários anos. O plano original incluía o guitarrista Patrick Walden, falecido em junho.
Dandy Hooligan marca o primeiro lançamento dos londrinos desde o álbum “Sequel to the Prequel”, de 2013. Antes, o grupo lançou “Shotter’s Nation” (2007) e o debut “Down in Albion” (2005), que ganhará edição de 20º aniversário com faixas raras.
A turnê 2025 estreia em 13 de novembro, no HMV Empire, em Coventry, e segue por cidades como Norwich, Londres, Birmingham, Liverpool, Manchester e Glasgow, encerrando no KOKO, na capital, em 15 de dezembro. Ingressos remanescentes estão disponíveis nos canais oficiais da banda.



