Pebbledash lança ‘Tiles & Moss’, primeiro recorte do futuro EP “To Cast the Sea in Concrete”, previsto para chegar ainda neste ano.
Gravada por Cathal MacGabhann (Altered Hours) e mixada por Andy Killian (Pretty Happy), a faixa mantém a combinação de pós-punk, shoegaze e grunge que marca o grupo de Cork, agora acrescida de sutis referências ao folk irlandês. Um harmonium garimpado em brechó permeia toda a gravação, criando o ruído grave que se entrelaça aos sintetizadores.
Em nota, o guitarrista Cormac Donovan O’Neill explicou que a banda sentiu a necessidade de “fazer justiça” a uma música já consagrada nos shows. Segundo ele, as guitarras serrilhadas e a bateria contida remetem a “Isn’t Anything”, do My Bloody Valentine, enquanto a letra assume o formato de uma murder ballad introspectiva, tratando do ciclo de autossabotagem.
“Tiles & Moss” chega pouco antes da participação do quinteto na So Young Tour. A agenda inclui oito datas no Reino Unido em setembro, entre elas Bristol (22/9) e Londres (30/9), três apresentações no festival Left Of The Dial, em Roterdã, de 23 a 25 de outubro, e uma série irlandesa em novembro que passa por Cork (6/11), Dublin (7/11) e Belfast (8/11). Outras noites em Manchester e Leeds completam o roteiro.
“To Cast the Sea in Concrete” será o primeiro lançamento de estúdio da banda além dos singles, reforçando a proposta de explorar texturas densas sem abrir mão da herança tradicional irlandesa.



