Gorillaz anuncia “The Mountain”, novo álbum que será lançado em 20 de março de 2026 pelo selo KONG e já ganhou seu primeiro recorte, “The Happy Dictator”, parceria com o duo Sparks.
O disco marca o nono trabalho de estúdio do grupo virtual criado por Damon Albarn e Jamie Hewlett. A produção ficou a cargo da própria banda, de James Ford, Samuel Egglenton e Remi Kabaka Jr.; Bizarrap assina a faixa “Orange County”. As sessões ocorreram no Studio 13, em Londres e Devon, e se espalharam por Mumbai, Nova Délhi, Rajasthan, Varanasi, Ashgabat, Damasco, Los Angeles, Miami e Nova York.
A lista de colaboradores inclui Ajay Prasanna, Amaan & Ayaan Ali Bangash, Anoushka Shankar, Asha Bhosle, Asha Puthli, Bizarrap, Black Thought, Gruff Rhys, IDLES, Jalen Ngonda, Johnny Marr, Kara Jackson, Omar Souleyman, Paul Simonon, Sparks, Trueno e Yasiin Bey. Há ainda participações póstumas de Bobby Womack, Dave Jolicoeur, Dennis Hopper, Mark E Smith, Proof e Tony Allen. As vozes aparecem em árabe, inglês, hindi, espanhol e iorubá.
O artista Jamie Hewlett registrou a passagem dos personagens Murdoc, Noodle, Russel e 2D pela Índia em ilustrações que serão disponibilizadas em livro e em uma série de impressões 12×12. Em comunicado, o baterista fictício Russel Hobbs descreveu o projeto como “uma meditação musical que carrega luz”.
Para promover o lançamento, o quarteto confirmou a “The Mountain Tour” com arenas no Reino Unido e Irlanda entre 21 de março e 1.º de abril de 2026, além de um show único no estádio Tottenham Hotspur, em Londres, em 20 de junho. Trueno participa de várias datas e se junta ao Sparks na apresentação londrina. Informações sobre ingressos estão no site oficial, gorillaz.com.



