ICE remove post após usar música do MGMT sem autorização

A agência de imigração dos Estados Unidos teve um vídeo excluído do X/Twitter depois de receber um pedido de remoção feito pelo MGMT por violação de direitos autorais.

A publicação do Departamento de Segurança Interna, feita em 23 de outubro, trazia imagens de agentes federais detendo manifestantes contrários ao ICE ao som de um remix lento de “Little Dark Age”, single de 2017 do MGMT, acompanhado da legenda “End of the Dark Age, beginning of the Golden Age”.

Atendida a solicitação via DMCA, a plataforma derrubou o conteúdo, embora o mesmo vídeo permaneça no ar nos perfis oficiais da agência no Instagram e no Bluesky.

“Little Dark Age” encabeçou o álbum homônimo de 2018 e ganhou popularidade no TikTok em 2021. Um relatório do Institute for Strategic Dialogue apontou a faixa como a mais usada por criadores de extrema-direita na rede, apesar da letra criticar violência policial e a gestão de Donald Trump. Em 2024, o MGMT já havia repreendido o Partido Conservador britânico pelo uso não autorizado da canção em propaganda eleitoral.

Esta não é a primeira disputa recente entre a agência e artistas. No início do mês, um post do ICE com “Friday I’m In Love”, do The Cure, também foi retirado por infração de copyright. Além disso, músicos como Chappell Roan e Zach Bryan criticaram publicamente as ações do órgão em meio às operações de deportação realizadas durante o verão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima